Piano

O Piano é um instrumento que permite a visualização direta das notas que se executa, logo é perfeito para idades mais tenras. É, também, um dos instrumentos que permite tocar harmonia e melodia em simultâneo, o que motiva uma compreensão teórica mais aprofundada. As aulas de piano englobam exercícios de aquecimento, aprendizagem das peças à escolha do professor e aluno, conforme a necessidade, nível e gosto pessoal. É, ainda, fomentado o gosto pelo improviso, que desperta sentido melódico e rítmico, de modo a preparar o aluno para uma aprendizagem de temas livres à sua escolha.

Canto

O Canto é definido como o ato de produzir sons musicais apenas utilizando a voz de acordo com o ritmo e a melodia. Os cantores apresentam músicas, que podem ser cantadas à capela ou acompanhadas de instrumentos musicais como guitarra, piano e outros. O canto pode ser praticado a solo, em duetos e trios, mas também em grupo, o chamado Coro. Em muitos aspetos, o canto é considerado uma forma de fala “sustentada”, podendo esta ser mais formal ou informal, arranjada ou muitas vezes improvisada.

Guitarra Clássica

A Guitarra Clássica é um dos instrumentos musicais mais abrangentes, pois pode ter o papel de solista, de acompanhador ou de ambos. Nas aulas de guitarra clássica, o aluno tem a oportunidade de iniciar a aprendizagem como um solista, aprendendo melodias ou dedilhados e, mais tarde, o acompanhamento harmónico, podendo tocar com outros instrumentos melódicos ou com a sua própria voz. Na fase mais avançada da prática, é sugerida a execução da melodia e da harmonia em simultâneo, permitindo ao aluno usufruir do instrumento na plenitude.

Guitarra Elétrica

A Guitarra Elétrica é, maioritariamente associada aos estilos musicais mais recentes, onde o aluno pode experimentar diversas sonoridades num instrumento apenas. Devido à sua versatilidade sonora, o aluno aprenderá a seleção tímbrica e o papel que se adequa mais a cada estilo musical. Terá, também, a oportunidade de explorar a função de solista, acompanhador ou ambos, dependendo do nível, estilo e contexto musical.

Bateria

A bateria teve a sua origem no início do século XX, com a invenção do pedal prático, que veio permitir que um único percussionista conseguisse executar a função de três músicos. Trata-se de um instrumento musical composto por um conjunto de tambores e pratos, de diversos timbres e tamanhos. Normalmente, este instrumento é tocado com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros. Pela sua versatilidade e força de timbre, a bateria foi desde cedo adotada pelas bandas de jazz, desde a década de 1920, sendo atualmente crucial nos mais diversos estilos musicais como o hip-hop, o rock, o pop e o heavy metal.

Direção Artística André Domingos